Benchmarks
O OMIP reforçou o seu compromisso com a transparência e a inovação ao autonomizar a produção dos índices do Mercado de Derivados, agora integrados no OMIP Benchmarks for Energy and Environment (“OBEE”).
Estes índices oferecem ao mercado referências robustas e independentes para energia e ambiente, alinhadas com as melhores práticas europeias. Totalmente em conformidade com o Regulamento Europeu (UE) 2016/1011, o OBEE garante fiabilidade, rigor e confiança para investidores, empresas e todos os participantes no setor.
No OMIP, encontram-se abertos à negociação produtos com subjacente de eletricidade e gás natural com entrega em Portugal, Espanha, França e Alemanha (futuros, forwards, swaps, opções, FTR), que são diariamente negociados.
Estes produtos têm como base índices calculados a partir de preços fornecidos por operadores de mercado de eletricidade e gás natural, em conformidade com a legislação europeia, respetivamente, do artigo 59º, n.º 1 alínea o), da Diretiva (UE) 2019/944 do Parlamento Europeu e do Conselho e do artigo 41º, n.º 1, alínea j), da Diretiva 2009/73/CE do Parlamento Europeu e do Conselho.
Neste contexto, o OMIP autonomizou a atividade de produção dos índices utilizados no Mercado de Derivados, mediante a sua inclusão no âmbito de um conjunto de índices de referência para energia e ambiente - OBEE.
Os dados recolhidos para a elaboração dos índices de referência, quer para o mercado da eletricidade, quer para o mercado do gás natural, são integralmente provenientes de operadores de mercado.
Os índices de referência que o OMIP (OBEE) elabora são:
- Índice de dados regulados
- Índice de referência de mercadorias
- Índice de referências não crítico
O acesso aos índices está disponível diretamente no nosso site e também através do serviço FTP.
Para qualquer questão ou reclamação relacionada com os índices OBEE, pode contactar-nos através do e-mail: omip_obee@omip.pt
Emanuel Silva
Responsável de Supervisão